segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Daqui pra Frente..
daqui pra frente não vou mais reclamar tanto das coisas(mas ainda vou reclamar, bastantinho até)daqui pra frente não vou mais sofrer por aquilo que não merece(mas ainda vou chorar várias vezes)daqui pra frente não vou deixar de amar intensamente quem está do meu lado(mesmo que ainda seja cobrado por não dar atenção e amor suficiente)daqui pra frente vou sorrir quando tiver vontade de chorar(mas não deixarei de derramar lagrímas quando não puder contê-las)daqui pra frente vou agradecer por cada dia vivido(mas vou ficar muito brava com Ela com certas situações)daqui pra frente vou pensar mais em mim(não que isso signifique ser egoísta)daqui pra frente vou me preocupar mais com você(o suficiente pra te deixar viver e andar com suas próprias pernas mas sem deixar de te acompanhar)daqui pra frente as ações dos outros não vão me derrubar(por mais que me deixem indignada)daqui pra frente não serei omissa, sempre farei algo daqui pra frente vou olhar pro horizonte com brilho no olhar(e com os pés no chão)daqui pra frente não vou deixar a felicidade dizer até mais(mas não vou segurá-la pelo braço se ela virar as costas pra mim)daqui pra frente vou querer olhar pra trás e ter a plenitude de saber por onde andei,ver minhas pegadas como bons momentos ou como desafios enfrentados.daqui pra frente vou FAZER o que deve ser feito ao invés de ficar sentado esperando acontecer.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Um novo começo
Eu me lembrei que o começo é sempre melhor que o final. Sei que um dia tudo muda, tudo acaba. E aí eu tive muito medo de ti perder, tu que eu ainda nem conheci direito.Tu que ainda é presença tão rara em minha vida. Mas, já não quero saber de medos, talvez eu posso me machucar, me ferir como tantas outras vezes, só que dessa vez vou arriscar de um jeito diferente, vou sabendo dos atalhos, mas vou sem medo do perigo e vou acreditando que tudo que parece ser o fim é na verdade um novo começo.
" Pra quem tem fé a morte não é um acabar, não é um fim. A morte não acaba com a vida é simplesmente uma passagem para última fase da vida"
Não quero aqui relatar todas as tristezas e preocupações que me afligem nesse momento da minha vida. Sei, que ninguém tá nem pra isso. Nesse mundo egoísta, todos têm problemas suficientes para ficar se preocupando com problemas alheios.
Gostaria de ter encontrar a fórmula para esquecer tudo que me aflige, ou gostaria pelo menos de crer mais no futuro. Mas, o que posso fazer? Se mais uma vez eu vejo o presente repetir o passado.
Eu mudei, mas tudo continua igual. Então o problema não é comigo? Ou é? Será que não encontarei a dosagem certa de amar. Estarei sempre errando?
Gostaria de me entender, mas não consigo, não sei o que eu quero, não sei o que faço pra ter o que eu quero. Acho que já perdi demais, já cedi demais, já pensei muito nos outros e esqueci de mim. Deixei a razão falar sempre, não está na hora de ouvir o coração?
Até onde posso ir,sem parecer rídicula? Até onde meu coração é mais forte que a razão? Até onde desistirei de algo que quero, por ser frágil e não ter coragem de dizer o que sinto.
Cansei de conselhos insensatos, baseados em estatísticas, achismos alheios, conselhos racionais.É preciso lutar pelo que se quer, principalmente se tratando de amor. È preciso correr e não deixar quem você quer ir embora de sua vida. Ele pode ir e não voltar mais. E, aí eu já sei o choro, a lamentação, o arrependimento do que não fez machuca muito mais do que todas as tentativas, mesmo que frustradas.
Senhor, não deixe esse amor ir embora de minha vida
E se for, me dê forças para trazer de volta.
Me calei
Poderia te ligar agora mesmo e dizer tudo que sinto. Mas, prefiro manter o telefone afastado de mim.
Poderia se quisesse te escrever uma linda carta de amor, com lindas declarações. Mas, tenho guardado as minhas palavras somente pra mim.
Poderia dizer tudo o que sinto por telefone, por carta, por e-mail, pessoalmnte, mas optei pelo silêncio. Se é que você consegue ler o meu silêncio.
Optei em silenciar, por acreditar que minhas palavras não fosse mudar nada
Optei em deixar que fizesse seus desejos, e pra isso renunciei os meus.
Optei em tentar te esquecer em cada amanhecer, mesmo com o coração partido.
Sim, poderia pensar somemte em mim e lutar até o fim pra te ter de volta, mas não, prefiro me ocultar para que vivas a tua vida como queres.
O meu silêncio diz muito do que sinto. E quero que entendas hoje ou quem sabe amanhã, que minha voz se calou porque a tua indiferença falou.
Entenda que muitas vezes não lutamos pelo amor, por não ter mais condições de sofrer, nada melhor que deixar o tempo falar.
Enganado está quem julga que o silêncio não é sinal de amorO silêncio revela muitoMuitas vezes não falamos porque pensamos no outroE assim, acabamos deixando que o nosso silêncio fale por nós
Ainda me falta algo
Ainda falta alguma coisa...Que me faça sorrir com a almaAmar com o coraçãoPensar com a emoçãoFalta alguma coisa...eu devo encontrar nos desencontros da vida...
Escrevo todas as noites sentimentos em palavras
Que transformo em versos, poemas e poesias...
São como ricos pedaços de Sol nascente
que dedico ao teu Ser quando acordar
No horizonte límpido dos meus sonhos
desenho dentro de mim os teus traços
Na tua ausência, delicadamente inspiro
as minhas palavras, para a saudade saciar
No desejo que nasce da tua pele,
eu guio e oriento as minhas ânsias
No mais intimo de mim, descubro a cada dia
que tu és o alimento que me fortalece
Na certeza com que me habitas o corpo
e alma, sobrevivo no que me toma inteira
Sou o inevitável do que vivo e sinto...
Sou a força incontrolável do amor puro
que nasceu, cresceu e criou raízes...
Mergulho fundo em um mar de palavras
faço em Ti uma viagem apaixonante,
tornando infinita a minha vontade
de poder não só em sonho te encontrar
Em meu coração lateja o doce aperto
de não conter o lume da paixão
que em todo meu Ser clama por Ti.
Por isso te dedico minhas palavras,
expressando neste poema um pedido:
Guarda-me em Ti.
"Morrer é quase nada, horrível é não viver"

terça-feira, 25 de agosto de 2009

hoje acordei assim
com vontade de abraço
de beijo na boca
de deitar no colo
de fazer cafuné
de sentir teu cheiro
de jogar conversa fora
e depois acabar na cama
juntinho, só pra ter você
perto de mim...
porque hoje acordei
sentimental, romântica
e com muita saudade...

sou muito impulsivafalo sem pensar e quando percebo, na maioria das vezes eu falei demais... acho até que isso funciona como uma defesasó que pensando pelo lado ruim da coisa (sim, tudo tem dois lados, e quase sempre pesa mais o lado ruim, o negativo)e o pior é que a minha intenção nunca é essamas sempre acaba acontecendo... uma qualidade minha? sinceridadeum defeito meu? sinceridadehá quem diga que isso não é defeito, será?
"descobri que não posso ter tudo o que queromesmo querendo muito..."
hoje estou me sentindo indefesa
sem forças e sem destino
como se o mundo atrás de mim tivesse desabado
como se um buraco tivesse surgido à minha frente
e a minha única opção fosse a de pular...
porque voltar não tem como
e seguir é o único jeito
só que seguir não é a melhor opção
queria não ter acordado hoje
enfim... queria que tudo fosse diferente!!!
é engraçado como um único contato é capaz de reacender a paixão apagada, acordar o sentimento adormecido e trazer de volta sensações vividas juntos, agora separados... te quis e quero mais que tudo, percebi e confesso que nunca deixei de querer, e digo com clareza de idéias, não entendo meu corpo e há muito desisti de entender minha mente
não demorajá posso sentir teu toqueteus beijoso calor de teu corpo junto ao meu
e quero que seja assim
intenso como antes
que deixe marcas
e que delas eu possa me alimentar...
até o próximo encontro!!!
A vida é um fluxo complexo de circunstâncias, onde é preciso encontrar o amor sem perder a razão... isso é fato!!!
as roupas ainda tem o teu cheiroos ouvidos ainda escutam a tua vozos pêlos ainda se arrepiam com o pensamentoa pele ainda é suave, somente à espera do teu toque...
Amores de infância são quase sempre impossíveis e depois de tempos são quase sempre esquecidos... mas quando resolvem aparecer do nada, fazem o coração bater mais forte, a boca abrir um sorriso involuntário e a única coisa que se consegue dizer é “oi”. E aí? E aí que os olhos podem então constatar que o tempo passou, ele cresceu e casou e hoje tem uma família linda... e não, em momento nenhum passou pela cabeça dela que poderiam estar juntos, afinal de contas era só um amor de infância, mas ela se sentiu de novo uma criança.
[e sabe o que mais??? isso fez muito bem à ela...]
... sentimentos são muito mais fortes do que a razão, estou tão sedenta para o maravilhoso que só o maravilhoso tem poder sobre mim, alguma coisa que eu não possa transformar em algo maravilhoso, eu deixo ir...
...o importante é ser feliz e mais nada...
...e quando menos se espera acontece
alguma coisa que prova que nem tudo está perdido...
depois de ler nuncA, percebi que não dei fim a uma coisa do passado, e acabei constatando que o fim chegou sem q eu precisasse decretá-lo... acho normal que isso aconteça [ou não], talvez seja até a lei natural das coisas, mas a parte estranha [e chata] da história é que fica uma sensação de coisa não acabada , mal resolvida, e que pode vir a tona a qualquer momento, que fica [sempre] rondando o pensamento... maaaas, como nem tudo são flores, então eu prefiro esconder, deixar subentendido, "como uma idéia que existe na cabeça e não tem a menor obrigação de acontecer...", e assim vou seguindo, sendo feliz aqui e acolá, esperando não sei o que chegar...
e a história se repete
outros personagens
os mesmos sentimentos
e a esperança de que os erros de antes
ah, que esses não se repitam...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

VIVER DESPENTEADA

Hoje aprendi que é preciso deixar que a vida te despenteie, por isso decidi aproveitar a vida com mais intensidade… O mundo é louco, definitivamente louco, quer ver?
O que é gostoso, engorda.
O que é lindo, custa caro. O sol que ilumina o teu rosto, enruga. E o que é realmente bom nessa vida, despenteia… - Fazer amor, despenteia.- Rir às gargalhadas, despenteia.- Viajar, voar, correr, entrar no mar, despenteia.- Tirar a roupa, despenteia.- Beijar a pessoa amada, despenteia.- Brincar, despenteia.- Cantar até ficar sem ar, despenteia.- Dançar até duvidar se foi boa idéia colocar aqueles saltos gigantes essa noite, deixa seu cabelo irreconhecível…Então, como sempre, cada vez que eu for ver você, eu vou estar com o cabelo bagunçado… mas pode ter certeza que estarei passando pelo momento mais feliz da minha vida.É a lei da vida: sempre vai mais despenteada a mulher que decide ir no primeiro carrinho da montanha russa.Pode ser que me sinta tentada a ser uma mulher impecável, toda arrumada por dentro e por fora, o aviso de páginas amarelas deste mundo exige boa presença: Arrume o cabelo, coloque, tire, compre, corra, emagreça, coma coisas saudáveis, caminhe direito, fique séria… Ufa, cansei!!! Mas o que realmente importa é que, ao me olhar no espelho, eu veja a mulher que quero ser, por isso, minha recomendação a todas as mulheres é: entregue-se, coma coisas gostosas, beije muito, abrace mais um pouco, dance até cansar, apaixone-se por tudo, inclusive pela vida, relaxe, viaje, pule,corra, voe, cante, arrume-se para ficar linda, arrume-se para ficar confortável e se sentir bem, admire a paisagem, viva, e acima de tudo, deixe a vida te despentear!!!!
O pior que pode acontecer é que, rindo frente ao espelho, você precise se pentear de novo...
[Não sei bem o motivo, mas sei q combinou com o meu momento...]
ei, preciso de um sinal
qualquer um que indiqueque posso seguir em frente...

será que um dia paro de me culpar por ter tomado uma atitude?
na hora parecia a mais acertada, agora ja não sei mais!"
"Se eu pudesse, seria mais sensata; mas uma força nova arrasta-me contra a minha vontade, o desejo atrai-me a uma direção, e a razão a outra: vejo e aprovo o melhor, mas sigo o pior."
o desejo toma conta de qualquer decisão
a volúpia se transforma na única certeza
não é preciso muito pra saber
que no fim da história
serei sua...
Eu em letras...
“O desejo é demasiado vivo para poderem parar. Torna-se impossível fazer uma pausa para refletir sobre as razões que os levam a sentir aquilo que tanto os impele um para o outro. Se pudessem fazê-lo, talvez achassem que não valia a pena investir numa relação assim, em que vivem nos extremos. O extremo da união carnal e o da diferença na forma de viver o cotidiano. Querem-se muito, não há dúvidas disso. Mas, as formas distintas de sonhar o futuro, de ambos, a falta de convergência nas ambições e a falta de harmonia entre a vida de cada um deles, faz com que vivam entre altos e baixos... Só que, quando se encontram frente-a-frente, são incapazes de pensar em outra coisa que não seja estarem juntos!”

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Só de me lembrar de ti eu estremeço, perco a fala, esqueço de respirar. Eu me perco nos teus sentidos, me perco nas suas palavras, mesmo que você nunca as diga. Eu me perco nas lembranças que você me deixou criar, tão inconscientemente do futuro que tudo iria dar. Onde está você, para me dar amor? Onde está você para secar aquelas lágrimas que você viu antes de partirmos? Onde está você, cujo prometeu estar, mesmo não entendendo o que tanto prometia? Onde está o amor, que você deixou aqui?Virei lembranças, virei restígios de um amor. Eu sobreviveria mais se fosse com você ao meu lado, eu estaria mais aqui, menos lá. Estaria mais... Mais colorida. E os dias que você derrubou, falando que me ver era tudo o que mais precisava? Minha vida tem virado confusão, tem virado memórias. Tem virado pó. Eu realmente quis estar contigo, todo o momento, quis fazer do amor mais tolo, o mais sábio, ao sobreviver os longos 1 ano e meses. Quis transformar em alma viva, o que eu com certeza não poderia. Quis transformar em você, todo o amor que eu sentia, todo o sentimento que aqui dentro ardia. Oi, amor. Eu quis ser sua e fazer de você meu.
Seria estranho dizer que é exatamente assim que esperei a vida inteira pra ter alguém.
Alguém que me esperasse na entrada da faculdade qndo eu quisesse, e que eu ganhasse um beijo às 19:30 da noite. Alguém que me cedesse o casaco enorme quando eu sinto frio. Ou por puro capricho meu de sentir algum cheiro. Alguém pra ser meu recheio.
Na verdade eu nunca procurei ta confeso procurava. mas Nem era ela e nem nenhum outro. Mas acabei tendo, e sinceramente eu gosto disso. Eu sempre acabo correndo atrás, do meu jeito. Ajeitando sempre o meu caminho pra encostar ao dela. Sempre. Eu faço curvas gigantes, mas consigo o que eu quero.
Mas de fato. Mentiria se dissesse que é do jeito que eu sempre quis.
Muito pelo contrario. Namoros vigiados, como você mesmo sabe, não fazem meu tipo, encaro com uma aventura... Controlar. Agüentar. Uma hora vai passar, espero.
Se for pra ser será. Embora eu entenda ambos os lados, permaneço defendendo a mim.
Sou sim uma pessoa necessitada de afeto, sim eu gosto de dar e receber carinho, quem não gosta? Gosto de namorar, de transar, de curtir.
Gosto de vida. E de você também. Gosto de curtir você.
E só por isso ainda não dei fora. Porque eu bem que quis dizer não naquelas brigas fodas. E simplesmente deixar que o tempo consumisse o que não existia.
Mas eu quis tentar.
E aqui estou.
De peito aberto outra vez.

sabe pq momentos perfeitos eu só tive co você.

...Sua Falta......Sinto saudades meu amor...a cada minuto que não falo contigo...que não posso estar com você...ouvir suas palavras...sinto saudades, das musicas que ouvimos...do rir por tudo...de estar junto...sinto saudades meu amor...do silêncio que diz mais que muitas palavras...do seu abraço quente...do seu beijo doce...sinto saudades dos momentos de amor que sempre temos...e ficam guardadosem meu coração, no meu pensamento...sinto saudades de você...que mesmo estando distante...estajunto a mim...faz parte de mim...mas, sinto saudades...queria não me separar de você nunca...estarcontigo a cada instante...partilhar as mínimas coisas...viver ao seu lado sempre...sinto saudades...porque não me acho quando não estou com você...fico numa ansiedade incontrolada...vagando a deriva...querendo nada...pois, só quero você...então, sinto uma imensa saudades...e, tudo que diga, não é nada...nem pode representar ou expressar o que sinto...como sinto...só sei que sinto sua falta...mesmo trazendo você no meu peito...no pensamento...tudo porque, quero muito você meu doce amor!!!
...Meu Amanhecer......Queria parar o tempo nesse exato momento...e permanecer assim em seus braços...sentindo o aconchego do seu corpo...e vendo no seus olhos toda ternura e carinho que sempre consegue transmitir...esses olhos que me tocam mais intensamente que suas mãos...deposito um beijo suave em seus lábios...e, você me abraça mais forte...também querendo que o tempo parasse para ficarmos assim...embebidos nesse doce enlevo...num momento tão nosso...e sempre tão profundo...cheio de amor...carinhos mil...e muita ternura...amanhece...e aos poucos o dia ganha vida...o sol aparece através da persiana...e fecho os olhos...não quero despertar...quero ficar assim, em seus braços...sentindo seu corpo quente...suas mãos passeiam pelo meu corpo de uma forma só sua...sabendo onde tocar...me fazendo sentir o que quer...arrepiando minha pele...tão sensível ao seu toque...ao seu calor...seus lábios buscam os meus...e nada mais importa...só seu gosto...sua paixão...causando em mim ...um querer mais...o desvario que só o amor e o desejo conseguem provocar...te quero mais que tudo...sinto sede de você...dos seus beijos...do seu corpo...desse amor por muito compartilhado...em muitos momentos...lindo...puro...único...um amor verdadeiro...cheio de cumplicidade...cheio de verdades...me entrego de corpo e alma ao seu amor...e, me sinto plena...amada...não precisam palavras...seus olhos me dizem o que sente...suas mãos me mostram o que quer...seu corpo corresponde ao meu...na mesma intensidade...com o mesmo querer...a mesma volúpia...sempre num novo amanhecer...com uma nova paixão...com um novo querer...amando mais que antes...sempre num novo amanhecer!!!...

Ouvir palavras de um futuro bom..!
Sentimento engraçado, danado, bom de se sentir. É bom não é, íntegra é a felicidade que se faz dentro da gente vivendo essa realidade. Uma folha de caderno, dobrada diversas vezes até formar um quadrado e em um dos lados, uma palavra escrita, sem contar o adesivo em forma de flor que prende e não deixa a folha se abrir antes do momento certo. Só abre quando estiver sozinho, disse ela, porque, você tem vergonha, eu perguntei, sim, muita, ela confeçou.Sei que pode não ser certo...eu estou em alfa beta pensando em você. Puts, eu não sei porque, mais me sinto feliz demais quando alguém escreve uma carta, palavras em papel pra se ler em qualquer lugar, só sacar do bolso, desdobrar e ler, vendo a forma da letra, sei lá, é bem mais gostoso do que ler um e-mail, sei lá.Sucinto é dizer que palavras escritas com sentimento são a melhor coisa do mundo pra se ler. Discorda ? Alguma vez, palavras de um futuro bom fez mal ?Eu adorei sua carta, com emoção; ficou muito boba, eu sou uma ogra que não sabe expressar meus sentimos, mais eu gosto, tanto de seu jeitinho, do seu carinho, ela disse olhando nos olhos, se eu sou bom, sou perfeito como você diz ser, faço isso porque você me inspira, ele respondeu com os lábios tremendo de vergonha.Melhor ainda é ouvir palavras ditas com sinceridade, sentimento. É achar alguém com quem você ouça sinos quando abraça, é descobrir como aquela pessoa te faz bem, muitas vezes sem entender como nasceu aquele sentimento, mais que só ao lado dela você consegue sentir. Melhor ainda é sacar que ta amando.Sinta a vida, sinta a felicidade que é dividir a vida com alguém que te faz bem.Da mesma forma que você está aqui para me ouvir e me proteger, eu estou também por você e pra você, independente de qualquer coisa - melhor ainda, eu repito, é ouvir alguém te dizer isso e sentir que um novo rumo é presente na sua vida e junto dele alguém segurando sua mão pra te acompanhar.Uma dedicatória a ela, que está fazendo dos meus dias, de tudo, melhores.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Perdoar

Perdoar não significa esquecer as marcas profundas que nos deixaram, ou mesmo fechar os olhos para a maldade alheia. Perdoar é desenvolver um sentimento profundo de compreenção, por saber que nós e os outros ainda estamos distantes de agir corretamente. Por não estarmos, momentaneamente em completo contato com a intimidade de nossa criação divina, e que todos nos temos em várias ocasiões, gestos de irreflexão e ações inadequadas.
Mais uma vez estou a pagar por um erro que não cometi,e se cometi não me lembro, estou arrependida de ter praticado o pecado que todos praticam mais a única a errar sou eu,por isso com a intenção de amenizar a minha dor peço-lhe desculpas,peço que apesar de tudo me perdoe, confesso que agir sem pensar, não procurei nem ao menos saber se você queria fazer parte da minha história,fui logo te dando o papel principal,não pedir permissão para sonhar com você, mais era tudo tão bom tão inocente, desculpe-me se te fiz sofrer quando me afastava de todos para chorar minhas lágrimas de amor..... Desculpe-me se te aprisionei em meu coração, roubando a tua liberdade,se fui egoísta em desejar ter só pra mim o gosto dos seus beijos,o calor dos seus braços,o cheiro da tua nunca.... Peço-te desculpas por querer confiar a ti meus segredos bobos, em te oferecer os céus, sendo que nada tenho.... Desculpe-me por dar a minha vida pela sua, mesmo sabendo que não há comparação...... Peço que me perdoe por te amar sem limites, por não conseguir te esquecer, por fechar os olhos e ver seu sorriso, respirar e sentir seu cheiro, por te obrigar de certa forma a fazer parte dos meus planos.... Sei que meu destino já estar traçado, que não é do teu lado, sei que um dia não chorarei mais, pois já terá secado as minhas lágrimas. Agora o que me resta é aguardar que me perdoe por te amar,se eu não tiver outra chance de recomeçar, pagarei pelo pecado de toda a humanidade: Amar Sem mais um coração, que não digno que você more dentro;........
As pessoas um dia erram
Estou aqui, mais uma vez pra lhe dizer que estou muito triste por ter me expressado mal talvez, e com isso ter te chateado.Mas dizem que a maior vitória de uma pessoa é reconhecer o seu erro, e eu sei que errei, e reconheço meu erro.Por isso quero te dizer que me arrependo muito de tudo que te disse, foi um ato sem pensar.Te peço desculpas pelo constrangimento que lhe causei...

Te peço desculpas esta noite por não está com você...


Não sei explicar o que sinto muito menos o que penso, Não sei mais quem eu sou, muito menos quem fui Não sei se amo, ou se apenas vivo Não sei como posso explicar todas as coisas que vejo, Sinto-me cada vez mais distante de mim E mais perto de você, ou do fim !!

Eu sou assim

Bom eu tenho ideias diferentes sobre quase tudo que me cerca,
num tenho medo de falar o que eu penso, mas claro sei impor minhas ideias, sem ofender as crenças dos demais...
Sou espontanea, divertida, e sincera... Costumo dizer que tenho transtorno Bibolar: as vezes acordo de bem com a vida,
e as vezes acordo querendo que o mundo exploda... quando isso acontece prefiro ficar quieta em casa, para num acabar ofendendo pessoas que gosto.
Nossa tenho uma personalidade bem forte...
Quando quero uma coisa, insisto até consegui-la...Não gosto que me digam o que tenho q fazer ou deixar de fazer, Afinal so eu sei o que é ou num bom pra mim.
Odeio pessoas me dando conselhos, na hora errada... Fala serio eu sei o que faço

Não me importo com a opnião dos outros, penso e ando do meu jeito. Gosto de andar de preto pq para demonstra como eu me encontro, em uma escuridão profunda. Eu não sei se posso ser considerado gótico por alguns dentro desse universo, mais o que eu posso dizer, é que eu encontrei nas músicas, poesias, entre muitos outras coisas desse universo, onde me apoiar e tentar sair dessa escuridão.